domingo, 31 de outubro de 2010

O Espantalho Sonhador

Era uma vez um pardal e um espantalho que assim dialogavam:
-Olá Espantalho!-chamou o pardal.
- Quem me chama?- Respondeu o Espantalho.
- Sou eu, o pardal da macieira.
- Aquele de quem devo ser inimigo?
- Inimigo porquê? Eu nunca te fiz mal.
- Sim, mas são as ordens que recebo do meu dono. Espantar-te para bem longe.
É por isso que me chamo Espantalho!
-O que para aí vai,tudo isso porque de vez enquando eu lhe como uma espiga, ou debico uma couve. Mas se eu não comer não cresço, fico sem força para cantar, voar.
-Disses-te cantar? Como eu gosto de te ouvir, a ti e aos teus irmão.
E como isso me faz bem.
-Estou sempre triste, sou feio, ninguém gosta de mim.
-Alto lá! Eu quero ser teu amigo, dou-te assim o que tenho para dar, as minhas melodias.
- Sim tens razão,são os sons o que me tráz algum alento. Do lado do vale também oiço dia e noite uma música que me encanta. Mas como nunca daqui saí... Não sei...
-Sei eu! É a voz dum pequeno regato onde corre àgua muito limpa. É lá que eu vou beber todos os dias,sempre que tenho sede.Ele é meu amigo,não se importa que beba.
-Como eu gostava de o conhecer-disse o Espantalho.
- Espera um pouco, eu volto já-disse entusiasmado o passarito, ao mesmo tempo que voava- voltando não só ele, como um bando de outros passaritos iguais a si, que assim chamavam:
-Espantalho! Espantalho!
-Que creis de mim?
-Levar-te a ver o regato e outros campos verdinhos como este.
-Mas como fazeis isso?- perguntou o Espantalho.
-Juntos e amigos, somos mais fortes. Eu fui buscar os meus irmãos e assim preso nos nossos bicos podemos fazer-te feliz.
Assim partiram pelos campos fora ao som da voz do Espantalho, que alegre dizia...
- Que lindo, que lindo é o mundo. Meus amigos obrigado, obrigado...


M.Mendes.

2 comentários:

  1. Recordo o dia em que a meu pedido escreveste esta história. Já tive o prazer de a contar a muitas crianças.

    Lua

    ResponderEliminar